A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Fossa Biodigestora: solução para áreas rurais e favelas

A fossa biodigestora pode dar uma importante contribuição para o saneamento básico que ainda é um imenso desafio no Brasil. Um país com dimensões continentais, uma população predominantemente urbana mas ainda com uma vasta área rural precisa difundir as técnicas simples e baratas de saneamento ambiental para casas. Sua participação na poluição de rios e lagos é ainda muito significativa e muito paradoxal haja vista que a água dos rios é fundamental para a agropecuária.

Se nas grandes cidades o problema da falta de saneamento básico em relação ao esgoto é um problema caro e de solução complicada, sem contar com a falta de interesse dos gestores públicos por se tratar de obra “invísivel”, nas zonas rurais essa evolução pode trazer mais saúde, desenvolvimento e economia.

Fonte: Funasa, Embrapa

“A fossa biodigestora é um sistema de biodigestão anaeróbica, com ausência de oxigênio, composta por no mínimo três caixas d’água de fibrocimento ou fibra de vidro em série, tubos e conexões de PVC, válvula de retenção e registros.  Segundo os pesquisadores, para uma casa com até cinco pessoas o sistema deve contar com caixas de mil litros cada, podendo adicionar a quarta caixa para maior eficiência. O sistema foi dimensionado para que os dejetos depositados nas caixas fermentem por no mínimo 25 dias, período suficiente para uma completa biodigestão, e a produção do efluente pode ser utilizada como fertilizante de alta qualidade na agricultura, segundos os técnicos.” (ver: Funasa)

Fossa biodigestora deve substituir as rudimentares

O sistema visa substituir as fossas rudimentares, no caso das propriedades rurais e as valas, no caso das favelas (assentamentos urbanos informais) que são potenciais contaminadoras do solo e lençol freático. A fossa biodigestora tem a proposta de eficiência e baixo custo no tratamento de esgoto doméstico, gerando, entre outros, a água de reuso.

Segundo o coordenador técnico da Unidade da Embrapa-Clima Temperado, localizada em Pelotas-RS, o engenheiro agrônomo Carlos Medeiros, explicou que o sistema de biodigestão desenvolvido pela Instituição pode ser implantando pelo custo unitário aproximado de R$ 1.600 e possui a vantagem de apresentar uma manutenção simplificada.

Veja como é simples construir uma fossa biodigestora nos manuais:

Fossa Séptica sustentável com pneus reaproveitdos

Fossa Séptica Não-Contaminante De Lençol Freático

Revista Papo Cabeça-Embrapa

Saúde e renda no campo

Saiba mais sobre Saneamento Básico:

Saneamento básico, desenvolvimento e saúde pública no Brasil


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=15590

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário