A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Ecomarapendi 26 anos!

O que faz uma ONG ser considerada um sucesso? Ter projetos premiados dentro e fora do Brasil? Receber grandes financiamentos públicos e/ou privados? Ter dezenas de milhares de seguidores nas redes sociais?

Sim, as conquistas acima podem indicar que uma ONG está experimentando o sucesso, seja passageiro ou definitivo. Mas há quem faça um trabalho sério e consistente há muito tempo, sem grande alarde ou episódios de impacto que levem sua logo à fama. Para agir pelo meio ambiente no terceiro setor é preciso mais que verbas polpudas, prêmios e penetração nas redes sociais. É preciso ser coerente, resiliente e persistente. É importante estar alinhado ao seu tempo, sendo autêntico e não apenas mais um no rebanho. Fundamental ter idéias e práticas claras e consistentes em relação ao que realmente acredita ser crucial para o equilíbrio ambiental. Visar a qualidade de vida vai ajudar a interpretar cada novidade e ação de terceiros como válidas ou não, e se posicionar firmemente a favor ou contra, baseado em suas convicções.

Em 2 de fevereiro de 1990 um grupo de cidadãos comuns formou a Associação Ecológica Projeto Lagoa de Marapendi, mais conhecida como Ecomarapendi. Inicialmente voltada para a preservação do complexo lagunar da Barra da Tijuca, em especial a Lagoa de Marapendi e ecossistemas associados, logo a Ecomarapendi entendeu que não bastava cobrar leis e fiscalização das autoridades. Era preciso envolver as pessoas diretamente ligadas ao problema, ou seja, os moradores deveriam ter a oportunidade de fazer algo para amenizar problemas e buscar soluções para a poluição das lagos e dos ecossistemas adjacentes a elas.

Num primeiro momento a associação promovia a importância da coleta seletiva, mas logo criaram um programa de coleta seletiva em um condomínio da Barra. Sucederam-se alguns pedidos para implantação em outros condomínios, escolas e empresas. Surgiu então a ideia de montar uma biblioteca para consulta pública sobre assuntos ambientais. Assim nasceu a Recicloteca, um centro de informações ambientais sobre lixo, reciclagem e meio ambiente. Em 23 anos de pesquisa, organização e difusão de informações a Recicloteca já atendeu milhares de pessoas com informações, cursos, palestras, vídeos, vivências ambientais e outros milhares pela internet em seu site e redes sociais.

A Ecomarapendi também realiza estudos de impacto ambiental, pesquisas socioambientais, projetos de educação ambiental em empresas e consultorias diversas.

O trabalho é diário há muitos anos, foram inúmeras conquistas e mesmo que pareçam pequenas, a Ecomarapendi segue com sua contribuição diária por um meio ambiente mais equilibrado, com mais qualidade de vida.

Saiba mais sobre a Recicloteca.

Faça parte da construção de um mundo melhor visitando a Ecomarapendi Recicloteca.

Seja um voluntário em nosso Centro de Informações Ambientais.

Fale conosco de qualquer lugar do Brasil e do Mundo.

Curta nossa página no Facebook, siga nosso Twitter, e se inscreva em nosso canal no Youtube.

E se quiser ajudar a melhorar e ampliar nosso trabalho faça uma Doação.

Site da Ecomarapendi.

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=16754

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário