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Curso de Extensão: Educação no Processo de Gestão Ambiental – RJ

O IFEC – Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência, lança o CURSO DE EXTENSÃO:

EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL: PRINCÍPIOS, FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS PARA ATUAÇÃO NA ÁREA AMBIENTAL.

Sobre o Curso de Extensão

– O curso possui carga horária total de 32 horas.

– As aulas serão ministradas aos sábados de 08h às 17h.

– Local das aulas e de inscrição: Rua Amaral Peixoto, 116, 5? andar, Centro, Niterói-RJ

– Período de inscrição: 15/04 até 15/05

– Valor: 130,00

– Início das aulas: 16/05

– Documentação necessária para matrícula no Curso: 1) cópia do diploma de escolaridade ou certidão de conclusão ensino médio. 2) cópia do RG e do CPF. 4) duas fotos 3×4. 5) cópia do comprovante de residência.

– Para obter o Certificado do Curso de Extensão o aluno deverá cumprir a frequência mínima de 75% da carga horária e ser aprovado na avaliação final.

INFORMAÇÕES:

Tels: 2613-4257 e 2610-0953

E-mail: ifec@ifec.org.br

OBJETIVOS

O objetivo deste curso é realizar um processo formativo em Educação Ambiental e Gestão Ambiental considerando a necessidade de uma participação qualificada da sociedade civil em todo o processo de gestão dos recursos naturais. Através da realização de atividades formativas, objetiva-se discutir e disseminar conteúdos educacionais de forma que possa despertar o espírito crítico e analítico sobre as questões socioambientais.

PÚBLICO-ALVO

O curso é destinado para estudantes e/ou profissionais que buscam trabalhar com a área de meio ambiente, bem como profissionais que almejam ampliar os conhecimentos sobre Educação Ambiental e Gestão Ambiental.

EMENTA/CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– Introdução à Educação Ambiental: princípios, histórico e fundamentos teórico-metodológicos: Pretende-se trabalhar com as origens da Educação Ambiental, apresentando um histórico no Brasil e no mundo, os princípios, diretrizes e fundamentos teórico-metodológicos (carga horária: 4h/a).

– Políticas Públicas e Legislação Ambiental: Objetiva-se discutir a legislação ambiental brasileira e conceitos sobre Políticas Públicas: Constituição de 1988; Política Nacional de Meio Ambiente; Código Florestal; Lei dos Crimes Ambientais; Política Nacional dos Recursos Hídricos (Lei das Águas); Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Política Nacional de Educação Ambiental (carga horária: 4 h/a).

– Educação Ambiental em Espaços Formais e Não Formais: no âmbito escolar, no terceiro setor e nas empresas: Pretende-se discutir a Educação Ambiental no âmbito do ensino formal e não formal: o caráter interdisciplinar da Educação Ambiental, as interações entre o conhecimento científico e os saberes populares. Educação Ambiental em Organizações Não-Governamentais (ONG´s, OSCIP´s, Fundações e Instituições). Educação Ambiental praticada nas empresas, Responsabilidade Social Empresarial e Relatórios de Sustentabilidade (carga horária: 8h/a).

– Educação Ambiental em Unidades de Conservação e Gestão Participativa: Objetiva-se discutir sobre a criação, implementação e gestão de unidades de conservação. Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei do SNUC); Educação Ambiental no âmbito das unidades de conservação; Gestão participativa e inclusão social nessas áreas públicas sob a perspectiva da gestão ambiental pública, as tendências e os desafios atuais. (carga horária: 4h/a)

– Educação Ambiental na Gestão Ambiental e no Licenciamento: Objetiva-se discutir o marco legal da Educação Ambiental na Gestão Ambiental e no Licenciamento Ambiental. Modelos de Programas de Educação Ambiental na Gestão Ambiental no âmbito do Licenciamento Ambiental e as metodologias utilizadas na Educação Ambiental neste contexto. Refletir sobre os conceitos de participação e mobilização social e o papel da Gestão Ambiental Pública e no Licenciamento Ambiental no contexto atual. (carga horária: 4 h/a)

– Materiais impressos, jogos pedagógicos, dinâmicas de grupos em Educação e Gestão Ambiental: Objetiva-se analisar materiais impressos (livros, revistas, cartilhas, panfletos etc), audiovisual, jogos pedagógicos, dinâmicas de grupos e dramatização produzidos para a Educação Ambiental, bem como, refletir sobre a pluralidade de discursos e correntes teóricas e práticas da Educação Ambiental descritas nesses materiais. (carga horária: 4 h/a)

– Elaboração de Projetos educativos socioambientais: Objetiva-se analisar as etapas de elaboração de projetos e analisar casos (exemplos) de projetos exitosos; Construção de um modelo de projeto em Educação ambiental e de Gestão Ambiental; Analisar editais para elaboração de projetos socioambientais. (carga horária: 4 h/a)

 

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Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=14794

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