A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

A sintropia na Agroecologia de Ernst Gotsch

“Não explorando recursos, mas potencializando eles. É sintrópico.”

Ernst Gotsch


Perder a natureza e a biodiversidade é como um trauma para a nossa vida. O esgotamento dos recursos pode ser o fim da nossa existência, mas se nos inspirarmos pela natureza podemos melhorar muito nossa forma de lidar com o planeta. Uma das atividades mais agressivas para o meio ambiente é a agricultura, mas já há tecnologia e conhecimento para mudar isso. A agrofloresta é um sistema inspirado na natureza e que pode ser como uma ferramenta para combater o aquecimento global.

A agricultura sintrópica de Ernst Gotsch funciona e ensina a viver de floresta produzindo alimentos na floresta, nas palavras dele. A sintropia, ao contrário da entropia, é um processo que vai do simples para o complexo. A agroecologia de Ernst segue essa lógica, todas as interações ali ocorrem para promover um balanço energético positivo no sistema. Por trás de sua agricultura existe um conjunto de pensamentos muito sofisticado. É um conhecimento científico profundo aliado a uma inteligência, a uma sensibilidade prática de uma pessoa que planta desde o 3 anos de idade.

Saiba mais no vídeo abaixo e na página Agenda Gotsch.

Similares no site da Recicloteca:

Israel e sua agricultura que floresce no deserto

Agricultura: projeto da EMBRAPA integra proteção ambiental e renda

3 de dezembro dia mundial de luta contra agrotóxicos


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=17142

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário