A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Fontes de Energia Alternativa: Energia Solar

A energia solar pode ser percebida por nós sob a forma de luz e de calor. Mas ela também pode ser utilizada como fonte alternativa de energia, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.

Aquecimento solar

Uma das formas mais simples de aproveitarmos a energia solar como fonte alternativa de energia é aquecendo a água das nossas casas.

A tubulação de água quente do banheiro passa por um sistema de dutos revestidos por um painel preto, instalado no telhado da residência, preferencialmente em local com boa incidência de raios solares e pouco sombreamento. O painel fica muito aquecido durante o dia, fazendo com que a água dos dutos esquente. Esta água deve ser armazenada em um recipiente isolado, para manter a temperatura. Desta forma, haverá água quente disponível à noite também.

Este sistema de aquecimento de água colabora com o seu bolso: reduz o consumo (e a conta!) de energia elétrica e de gás natural. E ainda colabora com a natureza, pois gás natural é um combustível fóssil, e energia elétrica também é produzida através de combustíveis fósseis. O aquecimento solar é bastante utilizado no mundo e já é bem popular por aqui: existem no Brasil mais de 500.000 coletores solares instalados!

Sistemas Fotovoltaicos

Outra forma de aproveitarmos a energia solar como fonte alternativa de energia é gerando energia elétrica, através de sistemas fotovoltaicos. Uma célula fotovoltaica, composta por metais semicondutores como silício e cádmio, transforma a radiação solar diretamente em corrente elétrica. Este processo é conhecido como efeito fotovoltaico.

Em 1839, o físico francês Edmond Becquerel observou pela primeira vez o efeito fotovoltaico, ao verificar que certos metais produziam corrente elétrica quando expostos à radiação solar. Posteriormente, foram sendo criados os primeiros dispositivos fotovoltaicos. Um sistema fotovoltaico básico é composto por: painel solar, controlador de carga, inversor, quadro de energia baterias, e sistemas de proteção.

Um módulo fotovoltaico é composto por células fotovoltaicas, e gera eletricidade em corrente contínua. O módulo recebe revestimentos para proteção (normalmente vidro) e inserido numa estrutura metálica de alumínio, formando um painel solar. O painel solar deve ser sempre inclinado de acordo com a latitude local. No Brasil, os painéis devem estar sempre voltados para o Norte.

celula-modulo-painel

Ao longo dos últimos anos, novos metais semicondutores vêm sendo utilizados, melhorando ainda mais a eficiência dos painéis solares. Atualmente, os fabricantes garantem em torno de 16% a 18% de eficiência.

Quando são utilizadas baterias, é necessário instalar um controlador de carga entre os módulos solares e as baterias. Já o inversor é utilizado para transforma a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), permitindo alimentar os equipamentos eletroeletrônicos where can i buy levitra tradicionais. É importante não esquecer de incluir no projeto sistemas de proteção elétrica, como disjuntores e para-raios.

As Aplicações da Energia Fotovoltaica

Os sistemas fotovoltaicos variam de acordo com a aplicação desejada.

  • Sistemas Conectados à Rede – São instalados nas áreas urbanas com acesso à rede elétrica. Podem ser sistemas residenciais ou usinas de geração de energia fotovoltaica. Os sistemas residenciais também podem injetar energia na rede da concessionária de energia, nos períodos em que houver geração excedente na residência (pouco consumo). Já as usinas transmitem a energia fotovoltaica gerada diretamente para rede pública.

PV on grid

  • Sistemas Isolados – São instalados comumente em regiões remotas, sem acesso à rede pública de energia. Estes sistemas podem estar acoplados a baterias, armazenando a energia durando o dia para uso à noite ou em período de chuva.

PV off grid

Há ainda os sistemas isolados sem baterias, utilizados para acionamento de bombas de irrigação, armazenando não a energia, mas sim a água bombeada, em um reservatório.

off grid pump

Para saber mais sobre Energia Solar, clique aqui. ?


Claudia Khair é Especialista em Gestão Ambiental pela UFRJ e Engenheira Eletrôncia pela PUC-RJ, e atualmente atua em projetos de educação ambiental, produção de conteúdo ambiental para mídias sociais, e na captação de recursos como voluntária na Recicloteca.


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=17446

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário