A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Sacola Biodegradável é reprovada em teste

A polêmica em torno das sacolas plásticas, seus diversos tipos e, principalmente, sobre o uso que a sociedade faz dela, parece interminável. A Rede Globo colocou mais lenha nessa fogueira ao publicar matéria que revela em vídeo, que duas sacolas biodegradáveis não sofreram a decomposição anunciada.

Sabemos que mais do que tecnologia é preciso saber gerir os recursos que temos e que esta gestão é sempre mais barata, mais rápida, mais prática e mais segura do que simplesmente trocar um problema por outro, como bem mostra a reportagem do Jornal Hoje.

Aqui no blog da Recicloteca já abordamos a questão das sacolinhas em inúmeras postagens. Já explicamos a diferença entre sacolas biodegradáveis e oxi-biodegradáveis, e até já divulgamos um vídeo sobre como fazer saquinho de jornal. Também mostramos que a polêmica em torno de leis restritivas às sacolas plásticas já chegou ao México e a da mesma forma a São PauloBelo Horizonte e outras capitais brasileiras. Ilustramos muito bem que o uso da sacola plástica é uma questão de bom senso, e informamos que a população pode ajudar na fiscalização da nova lei da sacola plástica, para que ganhem o desconto que a lei dá a quem não a utiliza, embora para muitos esse desconto pareça ser muito ingênuo sendo necessário esclarecer pessoas indignadas com a proibição. No entanto até o governo federal entrou na pendenga com a campanha Saco é um Saco deixando claro que as sacolas plásticas estão dando o que falar e o que fazer. Mas o fato é que as leis e demais ações trouxeram a discussão e muitos passaram a evitar a sacola plástica e até um contador de recusa de sacolas foi criado.

Mas o que realmente ignoramos por anos é que muitas soluções estão bem na nossa frente e basta usar o bom senso para descobrir que sacolas mais ecológicas estão ao alcance de todos mesmo. Vamos fazer nossa parte?

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=9847

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário