A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Dia do meio ambiente: reflita um dia, aja todos os dias

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Em 5 de junho se comemora em todo o planeta o Dia do Meio Ambiente. Vamos celebrar a natureza com suas plantas, animais, florestas, rios, desertos, mares, a humanidade, nossas relações, bem como nossos problemas e conflitos. A vida é complexa e cheia de altos e baixos, mas o relacionamento entre nós e o planeta que habitamos (uma dádiva que devemos respeitar e cuidar) é também uma oportunidade para nos desenvolvermos e criarmos soluções para as adversidades atuais e futuras.

Hoje é o dia de lembrar que nossa passagem pela Terra é curta, mas que podemos fazer um mundo diferente abraçando a vida como um todo e deixando um legado de preservação, paz e harmonia, do qual começaremos a usufruir agora mesmo.

E não se esqueça que hoje é a data comemorativa, mas todo dia é dia do meio ambiente. Cuidar e preservar deve ser uma prática diária.

Dia do meio ambiente existe desde 1972

Internacionalmente, o dia do Meio Ambiente é referenciado no 05 de junho de 1972, data que marcou o início da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano. Sendo considerada, assim, uma data histórica para o movimento ambientalista.

Claro que a data tem sua importância histórica, bem como tantas outras que comemoramos, seja no âmbito local, nacional ou internacional.

Mas, quando dizemos que “Todo o dia é dia do meio ambiente” queremos chamar a atenção para a importância de cuidarmos do planeta através das nossas ações cotidianas.

Afinal, onde é que vivemos todos os dias do ano? De onde tiramos nossos alimentos? De onde vem a água que consumimos ou o ar que respiramos? De onde vem tudo o que consideramos necessário para a sobrevivência da espécie humana?

A resposta poderia ser muito simples: do planeta Terra.

Mas, a questão é muito mais complexa porque envolve cada um dos ecossistemas que mantém seu equilíbrio; de cada molécula que compõe este delicado e pequeno planeta azul; de todas as espécies que participam da tênue rede da vida, dentre elas, a nossa própria espécie.

Então, vamos sim comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente no dia 05 de junho, mas não nos esqueçamos que TODOS OS DIAS precisamos cuidar do equilíbrio deste ambiente que propicia a continuidade da vida como a conhecemos hoje.

Seja o exemplo, aprenda com o exemplo e torne o mundo um lugar melhor para se viver seja no Dia do Meio Ambiente como em qualquer outro dia!

Saiba mais:

Sustentabilidade: definição, importância e boas práticas

Mais educação e menos lixo!

Dia da árvore: vamos valorizar nossas amigas

Aquecimento Global: uma farsa científica ou verdade comprovada?

Rede ecológica: agroecologia familiar e consumo responsável

Valor total da natureza chega a US$ 100 trilhões anuais

Lixo Reciclável é um termo que prejudica a coleta seletiva


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca.

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=12908

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário