A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Seja um consumidor consciente dos seus atos!

Dia 15 de março é o Dia Internacional do Consumidor.
E a Recicloteca convida você a refletir sobre os seus
hábitos de consumo e o impacto deles  sobre
o planeta no qual e do qual vivemos.

Em prol da praticidade do dia-a-dia, as pessoas consomem produtos cheios de embalagens. Estas embalagens são feitas a partir de recursos naturais como petróleo, areia, árvores e minérios. As indústrias transformam estes materiais a tal ponto que a natureza deixa de reconhecê-los como parte dos ciclos naturais do planeta. E em boa parte dos casos, a Terra demora de centenas a milhares de anos para reabsorvê-los. É o caso de plástico, borracha e vidro.

Tornou-se um hábito quase natural da humanidade adquirir bens e descartá-los tão rápido quanto são produzidos. As embalagens perdem sua utilidade rapidamente e são jogadas fora logo em seguida. Por exemplo, uma garrafa PET, usada para armazenar refrigerantes, tem apenas 60 dias de ‘vida’ desde sua fabricação até o descarte. Pior que isso, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos são programados para se tornarem obsoletos em um curto período de tempo. Assim virou algo natural trocarmos estes bens por novos com grande freqüência.

São produzidas montanhas de lixo compostas por embalagens e produtos que poderiam ser evitados e que, certamente, deveriam ser reabsorvidos pela indústria através da reciclagem. Montanha essa que vai existir por muitos e muitos séculos. As estimativas de decomposição para alguns materiais são contabilizadas em séculos, como o alumínio (entre 200 e 500 anos) e o plástico (até 450 anos). Os cientistas não conseguem precisar o tempo necessário para a total decomposição alguns materiais, como o vidro, borracha e fraldas descartáveis.

Na maioria das vezes não nos damos conta do prejuízo que o descarte causa ao ambiente no qual vivemos. De um lado, aumentamos a exploração dos recursos naturais para a fabricação de novos bens e, de outro, cresce a geração de lixo.

Este é um dos muitos aspectos que precisamos considerar na hora da compra. Que embalagens são essas que estamos levando para casa? Precisamos delas? De que materiais são feitas? São facilmente reabsorvidas pelo planeta? Podem ser recicladas?

Essas e muitas outras questões podem nos nortear ao avaliarmos nossa conduta na prática do consumo.

Ao longo do mês de março, o Blog da Recicloteca trará mais informações sobre as nossas responsabilidades enquanto consumidores e cidadãos inseridos na sociedade do consumo, do descartável e da embalagem. Neste contexto, o Blog tratará também do papel do poder público e do setor privado.

Convidamos cada um de vocês a nos acompanharem nessa reflexão.

Participe da Campanha!

“NÃO EMBALE O PLANETA!”.

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=13

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário