A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Já tentou usar uma sacola retornável?

Desde 2007, a equipe da Ecomarapendi utiliza sacolas retornáveis em suas compras cotidianas. E no dia a dia, nós fomos descobrindo as dificuldades e facilidades de ser mais ambientalmente correto.

Primeiro, descobrimos que as sacolas grandes de feira são ótimas, desde que você saia de casa para fazer suas compras ou se você deixa suas sacolas sempre dentro do carro e a mão. Mas elas não funcionam no dia a dia, apenas para essas compras maiores.

Imagem1

Depois, percebemos que as sacolas muito bonitas e estilizadas não eram utilizadas para as compras de supermercado justamente por serem muito bonitas e estilizadas, além de serem caras. Mas, elas sempre estavam nas ruas fazendo o papel de bolsas femininas e não carregam as compras.

Aí, descobrimos uma bolsa retornável que ficava pequena o suficiente para uma mulher colocar dentro da bolsa e nem perceber que ela estava lá. Com o mesmo formato de uma sacola de plástico descartável, mas que realmente suportava o peso de seis quilos de produtos (Não, não faça isso com a de plástico. A maioria não suportaria os seis quilos).  Fácil de ser utilizada, pequena e leve, com tecido macio e prático de ser lavado e secado.

Constatamos, então, que boa parte da resistência das pessoas com relação à retornável era a necessidade de utilizar as sacolas plásticas descartáveis na lixeira doméstica, armazenando os resíduos. Sim, sim. É uma reutilização que todos fazemos e a equipe da Ecomarapendi não tem a menor pretensão de estimular o banimento das sacolas plásticas e sim o seu uso racional. Se você já tem sacola plástica suficiente em casa para armazenar o lixo do mês inteiro, por que pegar mais sacola no supermercado? Use a retornável. Está acabando a sacola plástica e você vai precisar de mais para reutilizar na lixeira, volte a pegar no supermercado. Use de forma racional um bem que é não renovável e que pode demorar até 400 anos para se decompor.

Beleza. Aí, passamos para a etapa seguinte. Quando dizíamos na boca do caixa que não íamos querer sacola, o caixa olhava para nós como se estivesse diante de um “ET”. Éramos os seres mais estranhos da face da Terra. Essa realidade mudou. De “ET” passamos a seres que são contemplados com um desconto de R$ 0,03 a cada cinco itens que compramos sem pegar uma sacola plástica. Isso é Lei (Lei n° 5.502/09). Uma lei que faz um ano que está em vigor em dez dias. Até agora, só as grandes e médias redes eram obrigadas a cumprir a lei. A partir do próximo dia 15, as empresas de pequeno porte passam a ser obrigadas a cumprir essa lei também.

Hoje já não somos mais “ET”. Ganhamos desconto nas compras. Vemos mais pessoas usando sacolas retornáveis e caixa de papelão para carregar seus mantimentos. E você, já pensou em aderir a sacola retornável? Alias, vale lembrar, sacola retornável é qualquer sacola, não precisa ser cara, mas sim durável.

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=4847

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário