A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

E de quem é a responsabilidade? – Sociedade

A responsabilidade é de todos – sociedade, poder público e empresas. Porém, os diversos atores deste processo possuem responsabilidades diferentes, que dialogam e intervêm um no outro. E cada um pode fazer sua parte na manutenção e proteção do ambiente que vivemos.
Vamos começar pelas responsabilidades da sociedade.

Empresas          Poder Público        Sociedade

Sociedade

Enquanto consumidor, cada indivíduo tem a oportunidade de rever seus hábitos de consumo, diminuindo sua “pegada” sobre o planeta e praticando a filosofia dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reaproveitar).

Sobre sua relação com as empresas, a sociedade pode demandar das indústrias processo e produtos mais sustentáveis. Os Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) são uma excelente formar de pressioná-las a internalizar os custos ambientais da sua produção, assim como os movimentos de boicotes e buycottes.

Como cidadãos, todos têm a oportunidade, por meio do voto, de eleger candidatos comprometidos com o bem estar da sociedade como um todo e isto, definitivamente, compreende a questão ambiental. Afinal, nossa Constituição determina que:

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. (CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA 1988, Capítulo VI, Artigo 225)

Além disso, todos podem exigir do governo leis mais rigorosas para garantir esse direito constitucional. Ao mesmo tempo, o poder público tem a função de incentivar o desenvolvimento de tecnologias mais limpas e a implantação / adaptação das empresas dentro de uma perspectiva mais sustentável. Cabe a nós exigir que o poder público cumpra sua função.

Pensando nestes três eixos, a relação indivíduo / sociedade, sociedade / empresa e sociedade / governo, você pode interferir da seguinte maneira:

  • Pratique a filosofia do 3Rs:
    • Reduza ao máximo a quantidade de lixo que produz.
      • Priorize embalagens retornáveis.
      • Use sacolas retornáveis
      • Evite produtos descartáveis.
      • Opte pelos produtos concentrados – economia de embalagens.
    • Reaproveite as embalagens já utilizadas, aumentando assim o ciclo de vida das mesmas.
    • Participe da coleta seletiva da sua cidade, entregando os materiais recicláveis para um catador ou cooperativa, para que estas embalagens possam ser Recicladas.
      • Opte por embalagens que podem ser recicladas – consulte a prefeitura, uma cooperativa de catadores ou o próprio catador sobre quais materiais podem ser reciclados onde você mora.
  • Pratique os buycotes, privilegiando a aquisição de produtos e empresas mais sustentáveis, e os boicotes, preterindo os produtos e as empresas menos sustentáveis ou que ainda não se atentaram para a questão ambiental.
  • Dê preferência a produtos feitos a partir de materiais reciclados.
  • Solicite que as empresas desenvolvam processos produtivos e produtos que gerem menos impactos ao ambiente, no qual eles priorizem:
    • Uma maior responsabilidade na gestão dos seus insumos e na geração dos resíduos ao longo da cadeia produtiva.
    • A logística reversa de todos os seus produtos.
  • Cobre do poder público o cumprimento das leis já em vigor e a criação de novas relacionadas à produção mais sustentável
  • Participe da criação de novas leis relacionadas ao gerenciamento de resíduos e acompanhe o cumprimento das mesmas.
  • Exija dos candidatos e dos representantes já eleitos um maior compromisso na regulamentação do gerenciamento dos resíduos.

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=60

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário