A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Descarte seu eletrônico no Metrô

Texto do portal Verde Vida

Tem aparelhos eletrônicos usados e quebrados em casa e não sabe o que fazer com eles? Pois aí vai uma boa notícia: a partir desta semana e até o dia 26 (amanhã) deste mês, moradores de quatro capitais brasileiras poderão descartar seus aparelhos nas estações de metrô, com a certeza de que eles serão reaproveitados ou descartados da maneira correta.

A iniciativa ocorrerá em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A expectativa é recolher pelo menos 50 toneladas de lixo eletrônico, como por exemplo, celulares que não funcionam mais, videocassetes ultrapassados, computadores antigos, notebooks pifados e outros eletroportáteis, que vão direto para a reciclagem.

Nesses postos, onde estarão colaboradores voluntários, poderão ser entregues ainda televisores, monitores, computadores, acessórios, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones, celulares, eletrodomésticos de pequeno porte, cabos, fitas, CDs e DVDs. A entrega do lixo eletrônico poderá ser feita diariamente, entre 6h e 18h.

O posto de coleta em São Paulo estará funcionando na estação do Tucuruvi, na Linha 1 Azul. No Rio, na Carioca, no centro; em Belo Horizonte, na Eldorado; e, em Brasília, o consumidor poderá deixar seus produtos eletrônicos na estação Galeria. A ação é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, as companhias do Metrô, o Carrefour, a Phillips do Brasil, a Oxil, empresa que atua no mercado de reciclados desde 1988, e a Descarte Certo.

Anualmente são consumidos mais de 120 milhões de eletroeletrônicos no País. Pelo menos 500 milhões de produtos encontram-se sem uso na casa dos brasileiros. Esses produtos contêm elementos como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, que podem contaminar o ar, a água e o solo. Quer mais informações? Visite o hotsite Mês do Consumo Sustentável.

Vamos participar!

Fonte: Bairro das Laranjeiras. Texto publicado originalmente no portal Verde Vida.

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=6460

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário