A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Cooperando com o futuro

Com os objetivos de esclarecer a sociedade sobre o trabalho realizado pelas cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de divulgar as atividades dos grupos participantes do programa Reciclagem Solidária, da Ecomarapendi, decidimos apresentar, a cada mês, uma dessas cooperativas no Blog.

Então, vamos a primeira delas!

Cootrabom, Cooperativa dos Trabalhadores de Bonsucesso, é um grupo organizado de catadores de materiais recicláveis, localizado no bairro de Bonsucesso, no Complexo da Maré, Rio de Janeiro, RJ.

Fundada oficialmente no ano de 2002, a cooperativa trabalha coletando materiais recicláveis de estabelecimentos comerciais, escritórios e condomínios em todas as regiões da cidade. Atende inclusive a órgãos públicos, como o BNDES, através do Decreto federal 5.940/2006, que obriga instituições do governo a realizar a coleta seletiva e destinar os recicláveis para as cooperativas de catadores.

Além do trabalho de coleta regular, este grupo está envolvido em duas outras atividades:

  • A sensibilização da sociedade para a questão da geração;
  • Destinação adequada de resíduo.

Com relação a esta última, eles realizam a limpeza e separação dos recicláveis jogados no manguezal da Ilha do Fundão, na altura do bairro do Caju. Além da coleta de resíduos de segunda à sexta-feira, a atividade envolve também a recuperação do manguezal com o plantio de mudas nativas. O trabalho começou no início de setembro e será desenvolvido, no mínimo, durante três meses.

Em uma parceria com a SuperVia, empresa responsável pela manutenção das linhas de trem no estado, os cooperados da Cootrabom atuam sensibilizando os usuários do trem com relação ao descarte inadequado de lixo. A cooperativa realiza a coleta de materiais recicláveis uma vez por semana em trechos da via férrea da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Apesar das perspectivas positivas que a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, a nível estadual, o Pacto pela Reciclagem provavelmente trarão às cooperativas, a realidade atual ainda é de muita dificuldade de operação. No entanto, as iniciativas de apoio ainda são incipientes. No caso da Cootrabom não é diferente. Atualmente, a cooperativa busca novas parcerias para se desenvolver e desenvolver também a atividade da reciclagem no Rio de Janeiro.

Quem se interessar em saber mais sobre a Cootrabom, solicitar seu serviços de coleta seletiva, ou em apoiar o grupo, pode entrar em contato com o telefone: (21) 3104-7976.

No próximo mês, um pouco da história e das atividades desenvolvidas por outra cooperativa do Programa Reciclagem Solidária.

Saiba onde encontrar as cooperativas do Programa Reciclagem Solidária aqui no Blog

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=1948

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário