A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

A boa e velha magrela!

Taí, um objeto que agrada a adultos e crianças – a bicicleta, também conhecida como magrela ou camelo.

Mal começamos a andar e já ganhamos um triciclo. Logo depois chega a bicicleta com suas duas rodinhas de apoio, até que consigamos nos equilibrar.

Não demora muito e a magrela entra nas cartinhas para o Papai Noel. Ecoam nos pedidos feitos aos pais, tios e padrinhos. E para uma geração, o pedido tinha tons publicitários: “Não esqueça a minha Caloi”. Quem foi criança durante a década de 80, certamente pronunciou esta frase em algum momento ou em vários. Outro fato legal é que ensinar uma criança a andar de bicicleta é um evento familiar. A magrela tem a capacidade de reunir as pessoas em torno de si, de chamar a atenção.

A bicicleta não só é um objeto de lazer fantástico, como também um meio de transporte ambientalmente correto. Não utiliza nenhum combustível que não a tração humana. Ocupa pouco espaço nas ruas, se comparada com carros e ônibus, não provocando congestionamentos.

Fonte: Transporte Ativo

A idéia é que ela ocupe cada vez mais espaço pela eficiência que possui.

Mas além de transportar pessoas, as magrelas também carregam carga, seja leve ou pesada. Basta parar um minuto em uma rua movimentada para verificar isso. As farmácias, Pet Shops, distribuidoras de água, lojas de colchão, supermercados, entre outros, utilizam as bicicletas em seu serviço de entrega, como bem mostram as imagens abaixo:

Fonte: Transporte Ativo
Fonte: Transporte Ativo
Fonte: Transporte Ativo

Mas, as bicicletas também servem para carregar as pessoas que amamos:

Fonte: Transporte Ativo
Fonte: Transporte Ativo

No Canadá, a magrela está sendo empregada no recolhimento de lixo orgânico. Tirando de cena, mesmo que em pequena escala, caminhões que originalmente recolheriam este material. Veja a reportagem e o vídeo abaixo.

Coleta de lixo com bicicletas
Fonte: Eu vou de Bike

Nós já sabemos que usar a bicicleta é uma ótima alternativa ao carro para diminuir congestionamentos e diminuir a poluição da atmosfera. E quando a bicicleta substitui os pequenos caminhões e vans para transporte de cargas pequenas e médias no centro da cidade? Melhor ainda!

Um serviço de coleta de lixo orgânico em British Columbia, no Canadá, está usando bicicletas utilitárias adaptadas para carregar carga pelas ruas da cidade.

Através do projeto, que é executado em parceria com a Associação Empresarial Downtown Victoria, o lixo orgânico das empresas participantes é recolhido com uma bicicleta capaz de levar até 136 quilos no compartimento de carga, de acordo com uma reportagem no Globe e Mail.

Com o sistema de coleta sobre duas rodas, vários caminhões deixaram de circular pelo centro da cidade, diminuindo o congestionamento, reduzindo custos e melhorando a qualidade de vida de toda a população.

Assista ao vídeo abaixo (em inglês) com um pouco mais de informações sobre o projeto:

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=3594

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário