Cidades para pessoas!

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro.

Um dia para repensarmos a centralidade que os carros possuem em nossas vidas e na organização das cidades que vivemos.  Dois filmes podem nos auxiliar neste reflexão.

O primeiro é o Cidades Amigas das Bicicletas, realização da I-CE (Interface for Cycling Expertise) em conjunto com a Fundación Por el País que Queremos. Cidades como Copenhague, na Dinamarca, diversas outras da Holanda e Bogotá, na Colômbia têm privilegiado o uso da bicicleta como um meio de transporte urbano. Sinalizando claramente um caminho a ser seguido para que tenhamos mais qualidade de vida.

Outro filme é o Sociedade do Automóvel de Branca Nunes e Thiago Benicchio (Brasil, 2005). De forma provocadora, o filme trata da relação que os motoristas estabelecem com seu objeto de desejo e sua devoção a esta pseudo-entidade, o automóvel. Retrata de forma instigadora como as cidades estão sendo planejadas de maneira equivocada por privilegiarem a lógica do transporte particular em detrimento do público. Na verdade, “o que é público é de ninguém (ou daqueles que não podem pagar)”.

Licença Creative Commons

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=1432

Compartilhe

Deixe um comentário