A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Carros elétricos são ambientalmente corretos ou não?

Ganhando cada vez mais popularidade ao redor do mundo por serem “verdes”, os carros elétricos se tornaram uma atraente alternativa contra os carros movidos a combustíveis fósseis. Estes veículos funcionam a base de hidrogênio ou de baterias como fonte de energia. Daí, o principal benefício do seu uso é a emissão zero de poluentes durante seu funcionamento.

Outro ponto positivo é a diminuição da poluição sonora. Grande parte da poluição sonora urbana poderia ser amenizada se a maioria dos carros e ônibus fossem movidos por motores elétricos, extremamente silenciosos estes motores são o oposto dos movidos a combustão.

Custando a partir de R$ 169.950, único carro 100% elétrico à venda no Brasil, o BMW i3 conta com baterias de íons de lítio de alta tensão e motor elétrico que proporcionam grande agilidade. Para aqueles que não acreditam na sua potência, o i3 faz de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. No entanto, o preço é alto e inviável para a maioria da população brasileira, portanto os carros elétricos estão longe de conquistarem em massa as ruas brasileiras. E só fariam diferença na melhoria da qualidade do ar nas cidades se a maioria dos veículos fôsse elétrica, o que vai demorar muito para se tornar realidade. Se chegar a tanto!

Carros elétricos são mesmo melhores para o meio ambiente?

Agora, o carro elétrico é realmente uma opção ambientalmente sustentável? O vídeo a seguir questiona essa pergunta e enfatiza que se não mudarmos a matriz energética para uma energia limpa e renovável, de pouco adianta a utilização de carros elétricos.

Quais os verdadeiros obstáculos para a implementação dos carros elétricos no mundo? O documentário Quem matou o carro elétrico?, disponível abaixo, mostra a história do sucesso e do desaparecimento dos primeiros carros elétricos na Califórnia em 1996. De lá pra cá, com sérios investimentos em matriz energética limpa e com o crescente interesse dos consumidores, a tecnologia estaria mais consolidada como ambientalmente correta e o preço dos veículos seria menor. Entretanto, parece que o “mundo” ainda não estava preparado para deixar o petróleo de lado.

Saiba mais sobre fontes de energia limpa em:

Fontes de Energia Alternativa: Energia Solar

Confira as sete dúvidas e respostas mais frequentes sobre energia solar

Especialistas discutem prós e contras de mais investimento em energia nuclear

Diversificar as formas de produzir energia é prioridade para os próximos anos

Munique planeja ter 100% de energia limpa até 2025

 


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

 

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=19866

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário