A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Por um mundo melhor

No dia 7 de setembro, o Projeto Convivência Verde une exposições, palestras, oficinas e um passeio de bicicleta para discutir propostas para Laranjeiras, Cosme Velho e Largo do Machado.

Quarta-feira, dia 7 de setembro, para além de comemorar a Independência do Brasil, que tal uma confraternização em torno de uma nova proposta de Brasil? Ou, ao menos, de uma nova proposta para a vizinhança. Essa é a ideia do Projeto Convivência Verde, que vai acontecer das 10h às 16h na Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, onde haverá tendas com exposições e mini-palestras com propostas harmoniosas de convívio com o outro.

Tudo começa às 9h com um passeio de bicicleta que parte do Largo do Machado em direção à Praça São Judas Tadeu, onde as atividades começam às 10h. À frente do passeio está a Bike Anjo, organização de voluntários dispostos a ajudar o próximo a andar de bicicleta na cidade correndo menos riscos e escolhendo os melhores trajetos. Qualquer pessoa pode pedir a ajuda de um bike anjo pelo site do projeto, que oferece o serviço gratuitamente e que vai dar uma pequena demonstração de seu trabalho na quarta-feira.

O pedalada matinal será acompanhado pelo Passeio Completo e seu triciclo musical e pela Cyclophonica Orquestra de Câmara de Bicicletas, na qual músicos tocam enquanto pedalam. A ideia é fazer um circuito parando em pontos turísticos do bairro, como Parque Guinle, Praça Del Prete, Casas Casadas, Praça General Glicério, INES, Largo do Boticário e, finalmente, Praça São Judas Tadeu. “É um movimento em prol da cicloviabilidade de Laranjeiras e adjacências. Estamos juntando esforços e competências por isso”, explica Leonardo Fuks, um dos membros da Cyclophonica.

Na Praça São Judas Tadeu, haverá uma série de tendas com propostas de mudanças para a vida de cada um e da região. Às 11h, uma confraternização com apoio do Mundo Verde vai anteceder uma palestra com debate sobre mobilidade urbana. Nas tendas, outros assuntos importantes serão discutidos. O movimento Cidades em Transição, por exemplo, apresentará propostas e ideias para transformar as cidades em modelos sustentáveis e mais integrados à natureza.

A turma de Robótica do Colégio Franco-Brasileiro dará sua contribuição apresentando o projeto Faixas Exclusivas para Ciclistas, com o qual conquistou a segunda colocação no Campeonato Brasileiro de Robótica do ano passado e ganhou o direito de participar do Aberto da Europa de Robótica da First Lego League, em Delft, na Holanda, este  ano. Os meninos sugerem uma ciclofaixa – tipo de ciclovia em que a rua é dividida com os carros, sinalizada com placas faixas pintadas no asfalto – unindo oito escolas da região num trajeto de dois quilômetros.

Em outra tenda, a Asta apresentará seus trabalhos de artesanato. Parte da ONG Instituto Realice, a Asta congrega mais de 600 artesãos de comunidades carentes do Rio, que desenvolvem produtos exclusivos criados a partir de materiais ecológicos, como bambu, piaçava e fibra de bananeira, retalhos, jornal, sempre partindo do princípio da reciclagem e do reaproveitamento.

O alemão Manfred Bert Broschart, dono do Minhocário Arboreum Plantas & Jardins, vai fazer uma oficina de plantação de mudas para crianças e adultos e dar dicas sobre adubos e compostagem. A artista plástica Annie Luporini mostrará seu projeto Barro Plantado. “Como ceramista, artista plástica e paisagista, adequar o vaso não só à planta, mas também ao seu uso como objeto de decoração, se tornou um desafio”, explica.

O Projeto Convivência Verde é uma realização do site Bairro das Laranjeiras e do movimento Cidades em Transição, com patrocínio do Colégio São Vicente de Paulo e apoio da creche Curiosa Idade, Mundo Verde Laranjeiras e do Colégio Franco-Brasileiro.

Fonte: Bairro das Laranjeiras

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=5886

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário