A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

1° Oficina de Planejamento Estratégico do Mosaico Bocaina de Áreas Protegidas-SP

No próximo dia 30 de junho acontecerá a “1° Oficina de Planejamento estratégico do Mosaico Bocaina de Áreas Protegidas”. O objetivo é iniciar a construção participativa do planejamento estratégico do Mosaico Bocaina. Este inciativa conta com o apoio do Projeto Gerenciamento Integrado dos Ecossistemas da Baia da Ilha Grande (Projeto BIG), parceria entre o INEA, GEF e FAO. O encontro será realizado no Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar.

Os mosaicos vêm se destacando no ordenamento e na gestão do território, pois compatibilizam a manutenção da biodiversidade, a valorização da sociobiodiversidade e as práticas de desenvolvimento sustentável no contexto regional. Representam uma partilha de responsabilidades e possibilitam a participação de todos os entes da federação, da sociedade e de outros atores de atuação local. Para alcançar êxito no planejamento e na gestão territorial integrada, o Mosaico Bocaina deve pautar suas ações por meio de um plano estratégico factível e viável em médio e longo prazo, construído coletivamente, e tendo como foco uma visão ampla do território, alcançando as bacias hidrográficas da Baia de Ilha Grande, do Litoral Norte de São Paulo e do Médio Vale do Rio Paraíba do Sul e buscando uma harmonia e uma estratégia de integração com os demais instrumentos de gestão do território.

A oficina utilizará o método dos padrões abertos para o ciclo de projeto ou gestão adaptativa, que reúne conceitos, alcances e terminologias comuns para o desenho, manejo e monitoramento de projetos de conservação, visando ajudar os que trabalham neste campo a melhorar a prática da conservação. Ele focaliza especialmente a análise das inter-relações entre as informações e auxilia a identificar o melhor modelo conceitual que deverá orientar a escolha das estratégias a serem adotadas visando resultados de impacto nos alvos de conservação da biodiversidade do Mosaico.

Serviço:

1° Oficina de Planejamento Estratégico do Mosaico Bocaina de Áreas Protegidas

Dia: 20 de junho de 2015

Horário: das 9h às 17:30h

Local: Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar

Rodovia BR, nº101, km 11 – Picinguaba – Ubatuba / SP

Solicitamos a gentileza de confirmar a participação!!

Informações ou caso necessite de carona solidária, entre em contato: mosaico.bocaina.sec.executiva@gmail.com / comunicacao.mosaicobocaina@gmail.com

 

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?post_type=evento&p=15484

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário