A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Seminário Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – GO

O setor dos resíduos brasileiro atravessa um momento ímpar. A Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece princípios, objetivos, diretrizes, metas e ações importantes visando o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

É uma enorme tarefa que o Brasil tem de abraçar.E, nessa hora, é precioso conhecer experiências exitosas que serviam de exemplo em termos de indicações.É o caso da experiência de Portugal que cumpriu nas últimas duas décadas uma agenda muito semelhante aquela que o Brasil hoje cumpre.

Essa semelhança tem levado a Portugal, nos últimos anos, muitas centenas de profissionais brasileiros ligados ao setor dos resíduos para ter contato e conhecer a realidade portuguesa. Portugal, tal como o Brasil hoje, precisou de implementar o seu setor dos resíduos, atender as populações, as cidades e as indústrias, e fê-lo com sucesso.

Essa evolução, impulsionada pela sua entrada na Comunidade Europeia, permitiu encerrar os lixões, implementar uma rede excecional de coleta seletiva e uma infinidade de infraestruturas que permitem o gerenciamento de todo o tipo de resíduos, sendo Portugal hoje em dia autossuficiente.

Em 1996 existiam em Portugal 341 lixões ativos que foram eliminados em cerca de cinco anos.

O caminho, percorrido por Portugal, é muito recente (tem pouco mais de duas décadas), os seus protagonistas, especialistas, técnicos estão ainda em plena ação. Isso torna o caso português um caso a ser seguido pelo Brasil por tudo aquilo que pode contribuir em termos de indicações, quer seja nos exemplos a seguir quer seja nos erros a evitar.

É um caso de sucesso na Comunidade Europeia, que o Brasil precisa conhecer!

Com este exemplo bem vivo, a About Media Brasil promove, em Goiás, 4 Seminários que fazem parte da maratona de seminários intitulada Goiás 2015 – o Ano dos Resíduos. Uma forma de conhecer o gerenciamento integrado de resíduos sólidos na Europa através de Portugal!

Cada seminário irá abordar um assunto diferente dentro da temática dos Resíduos Sólidos:

  • Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos
  •  Resíduos de Saúde
  • Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos
  • Regulação em Serviços de Águas e Resíduos

A qualidade técnico-científica dos Seminários Goiás 2015 é atestada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, uma instituição com prestígio internacional.

 A About Media Brasil passará certificado de presença aos participantes.

GESTÃO INTEGRADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

26 a 29 maio 2015 Goiânia

Conhecendo bem as necessidades de informação e formação do setor dos resíduos brasileiro a About Media Brasil concebeu uma iniciativa centrada na Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos.

Quatro dias para falar de cada uma das peças que compõem o desenho lógico do gerenciamento de resíduos, a evolução do conceito de resíduo, a caracterização e quantificação de resíduos, a dimensão do problema no ambiente e na saúde pública, a reutilização, a reciclagem, a valorização e o destino final, as soluções de reciclagem material, as soluções de valorização orgânica, as soluções de valorização energética, a recuperação de lixões, a operação e o controle de aterros, a política de resíduos, os instrumentos de planeamento, a gestão integrada e os sistemas de gestão, as implicações sociais das mudanças de paradigmas e a reintegração de catadores.

PALESTRANTES

O seminário Gestão integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, que a About Media Brasil organiza, terá a duração de quatro dias sendo composto por 13 painéis apresentados por quatro reputados especialistas portugueses, profundos conhecedores das matérias tratadas e com uma vasta experiência, ligados às universidades portuguesas e ao gerenciamento empresarial dos Resíduos.

A qualidade técnico-científica dos Seminários Goiás 2015 é atestada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, uma instituição com prestígio internacional.

Programação

 Para se inscrever clique aqui, para saber mais sobre os seminários, clique aqui.

home2_606

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?post_type=evento&p=14953

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário