A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Nossas escolhas podem gerar sérios problemas ambientais

Os impactos de nossas compras passam por problemas ambientais, sociais, econômicos e até políticos. Produtos e processos de fabricação anti-ecológicos ou que exploram a mão-de-obra dos trabalhadores levam a responsabilidade por estes danos à nossa consciência. Até mesmo serviços podem ser oferecidos e contratados por nós sem que sejam éticos, justos e ambientalmente equilibrados.

Nossas escolhas são muito importantes em todos os momentos de nossas vidas, inclusive quando vamos às compras. Evite piorar os problemas ambientais!

Ler as embalagens é fundamental para se saber ao certo o que estamos adquirindo, mas os impactos sociais e ambientais não estão impressos nos rótulos. Para saber deles o interesse deve ser maior que a preguiça e o comodismo de fazer tudo sempre igual. Às vezes a própria página do fabricante elucida dúvidas sobre a adoção ou não de práticas de justiça social e preservação ambiental. Mas eventualmente pode ser necessário buscar informações em outras fontes como ONGs e mídia para descobrir o que realmente há por trás das empresas de que você é cliente.

Seguindo o exemplo do supermercado, quando compramos um produto precisamos pensar se vamos reaproveitar de algum modo a embalagem que levamos para casa. Se não reaproveitarmos, devemos nos perguntar se a embalagem é reciclável ou se existe em nossa cidade recicladoras do resíduo de que a embalagem é feita.

Com esse tipo de pensamento, podemos evitar escolhas que possam poluir mais a nossa cidade. Isso se chama “Consumo Consciente”e  faz parte dos 3R’s.

Quando você vai ao supermercado compra um produto pela:

A)     Aparência;

B)      Preço

C)      Sabor;

D)     Embalagem;

E)      Marca;

F)      Outros.

Lembrando sempre que, o melhor resíduo é aquele não foi gerado!

Descubra como consumir com consciência nos links abaixo:

Consumo consciente: compre pensando no meio ambiente

Reduzir e reutilizar é preciso

O problema do lixo é mundialmente famoso

Para que tanto?

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=10613

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário