A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Pratique o consumo consciente na Black Friday

A famosa e polêmica Black Friday é a data comercial importada dos Estados Unidos que teoricamente representa uma queima total de estoques das lojas com preços mais baixos que o de costume. De fato é possível encontrar ótimas promoções nas lojas de todos os ramos, mas no século XXI, sabendo o que sabemos sobre a relação do consumo com o meio ambiente/qualidade de vida é preciso refletir. E a época da Black Friday uma dessas oportunidades de ouro para evoluirmos.

Black Friday
Black Friday: o consumismo é uma das causas do excesso de lixo. Foto: Marcos Prado

Precisamos de muitas coisas para viver bem, com conforto e qualidade de vida, mas há uma linha tênue separando necessário de supérfluo. Saber comprar não se resume a ter em mente o valor das coisas e aproveitar promoções para adquirir novos bens. Consumir com consciência é levar em consideração mais que um ou dois quesitos do produto e daremos algumas dicas mais abaixo. Mas antes um alerta: não confunda com “não consumir”, em suas compras o consumidor consciente deve buscar o equilíbrio entre satisfação pessoal e sustentabilidade, conceito explicado pelo tripé do ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

As 6 perguntas do consumo consciente que vão te ajudar a refletir sobre o ato do consumo, principalmente na Black Friday:

  • Por que comprar?
  • O que comprar?
  • Como comprar?
  • De quem comprar?
  • Como usar?
  • Como descartar?

Black Friday
E depois das 6 perguntas lembre-se: é mais impotante SER  do que TER. Desenho: Andy Singer

Decidido sobre a real necessidade de comprar escolha a marca do produto avaliando o preço, a qualidade, a quantidade, a origem, a certificação (do produto e/ou do fabricante), a garantia e a fofoca sobre esse produto e o fabricante.

Evite a pressa para comprar, seja inteligente, use a cabeça, evite o consumismo, pratique os 3 Rs e faça todos os dias compras responsáveis que reduzam o impacto em nosso planeta, garantindo a qualidade de vida de todos nós.

Saiba mais na categoria  CONSUMO CONSCIENTE nos links abaixo:

Consumo Consciente 2013

Consumo consciente: compre pensando no Meio Ambiente

Qual dos 3R´s do consumo consciente você mais pratica?


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

 

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=12709

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário